Campanha 3 - Guarda Roupa -  468x60

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Regiões com regularização mais difícil

Retrato da desordem. Em Arniqueiras, uma rua, com dois quilômetros de extensão, não tem saída. “Nós estamos refém de uns marginais, que estão formando uma favela numa região próxima. Eles estão tomando o controle”, diz a aposentada Daise Moraes. 

A regularização de Arniqueiras é a mais complicada do Distrito Federal. Além da questão fundiária, sobre a posse da terra, uma decisão da Justiça proíbe qualquer obra no local. 

Os Condomínios Pôr do Sol e Sol Nascente, em Ceilândia, não têm a primeira das três licenças ambientais necessárias. O governo precisa demarcar as áreas de preservação e retirar quem vive nelas. 

Em Mestre D´Armas, em Planaltina, falta recuperar as áreas de preservação para emissão da licença prévia, que e a primeira. Nesses locais, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) autoriza obras de infraestrutura. 

Vivente Pires também não tem essa primeira licença. O estudo de impacto ambiental entregue pelos moradores, em 2006, ainda tem pendências a serem esclarecidas, como a demarcação das áreas de preservação permanente. 

O processo mais adiantado é o do Varjão. Falta só a licença final. Será dada assim que o governo retirar as 26 famílias das áreas de risco. “Tudo estando cumprido, não tem porque se alongar. É questão de semanas para isso se resolver”, afirma a superintendente do Ibama, Maria Sílvia Rossi.

Fonte: DFTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário