Campanha 3 - Guarda Roupa -  468x60

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CODHAB: esquema ilegal de distribuição de lotes

Os policiais cumpriram mandado nesta quarta-feira (11) de busca e apreensão na Codhab (Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal) - por suspeita de pagamento de propina e entrega de lotes, que não existem. A fraude atingiria mais de mil pessoas, nas cidades de Ceilândia, Recanto das Emas e Santa Maria.

Os servidores nem tinham chegado para trabalhar quando os policiais ocuparam a sede da Companhia no Setor Comercial Sul. Os agentes passaram cinco horas no prédio e saíram com pilhas de processos, pastas, computadores e dezenas de caixas. Os documentos apreendidos podem comprovar a venda irregular de lotes por cooperativas habitacionais.

O esquema funcionaria da seguinte forma: cooperativas habitacionais aliciavam interessados em liberar lotes de forma mais rápida e cobravam propina pra isso. Segundo a polícia, o valor variava de R$ 13 a 18 R$ mil. Quem pagava, conseguia a autorização da Codhab para ocupar o terreno. Só que muitos desses lotes eram falsos, como os que foram vendidos no Recanto das Emas na quadra 117, que não existe.

“Aqui vai de 101 até a 116”, conta a telefonista Almira Moreira Canuto. “A quadra 117 seria aqui, segundo eu ouvi dizer, mas eu não sei. Não tem nada aqui”, afirma a dona de casa Cristiane Taiene.

Três compradores já denunciaram a fraude. A polícia acredita que cerca de mil pessoas tenham sido lesadas desde 2007. “A polícia hoje desenvolve diversas investigações no sentido de identificar essa verdadeira organização criminosa infiltrada nas cooperativas habitacionais e na Codhab”, explica o delegado Flamarion Vidal.

Segundo o Ministério Público, a Codhab já tornou sem efeito autorizações antigas. A Companhia abriu investigação interna para apurar responsabilidades. “O MP também está recomendado à Codhab que reveja esse critério de distribuição de lotes, essa parceria com as cooperativas”, diz Alexandre Sales de Paulo e Souza.

Fonte: DFTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário