Campanha 3 - Guarda Roupa -  468x60

sexta-feira, 18 de março de 2011

Ibram libera licença para etapa IV do Riacho Fundo II

O presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Moacir Bueno, liberou, na noite desta sexta-feira (18/3), a licença ambiental da etapa IV do Riacho Fundo II. Na área de cerca de 1,344 milhão de metros quadrados serão erguidas cerca de 5 mil casas e apartamentos. As obras devem começar imediatamente e serão financiadas com recursos da Caixa Econômica por meio do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

Os beneficiados são pessoas de baixa renda, indicadas pelas cooperativas habitacionais. Dos cerca de 5 mil contemplados, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) já validou o cadastro de cerca de 3 mil pessoas. "Isso quer dizer que essas pessoas se enquadram nos programas habitacionais do DF e estão aptas a participar do projeto", explicou o presidente da Codhab, Edson Machado Monteiro.

Gerado Magela, secretario de Desenvolvimento Urbano e Habitação, garantiu que na segunda-feira (21/3) funcionários da Terracap iniciarão os trabalhos de piquetagem para abertura de ruas. "Nesse projeto, a contrapartida do governo é fazer toda a infraestrutura, colocando água, luz, esgoto e asfalto", destacou. Magela lembrou que todas as pessoas beneficiadas foram indicadas por cooperativas. "A nós cabe analisar se elas se enquadram nas regras. Como já existia uma lista prévia, estamos auditando todos os processos para assegurar que só receberá o benefício quem realmente precisa", disse.

A liberação da área se arrasta há pelo menos seis anos. O processo de licenciamento ambiental foi suspenso pelo Ministério Público em setembro do ano passado. Como o local é sensível do ponto de vista ambiental, o MP queria detalhamento do projeto de drenagem para garantir a preservação do Parque Ecológico Vivencial do Riacho Fundo e das Bacias do Gama e Cabeça de Veado, que ajudam a abastecer o Distrito Federal. De acordo com a assessoria de imprensa do Ibram, o projeto foi refeito e todas as exigências do MP estão contempladas.

Entenda o caso
O terreno pertencia à União, mas uma parceria entre os governos local e federal fez com que os lotes fossem entregues às cooperativas e associações habitacionais. O projeto urbanístico foi executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduma). As 205 cooperativas e associações que serão contempladas com os lotes foram selecionadas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab). Veja como será a distribuição dos terrenos:

2.234 lotes para casas

68 lotes para prédios

68 para uso comercial

89 para uso misto (casas, prédios e/ou comercial)

12 para equipamentos públicos, como escola, posto de saúde, posto policial, corpo de bombeiros, casa do idoso, clube de vizinhança.

Fonte: Correio Braziliense

8 comentários:

  1. MORO AQUI EM BRASÍLIA HÁ 39 ANOS,TODOS NÓS SABEMOS QUE ESSAS COOPERATIVAS TEM MARACUTAIA,MESMO ASSIM O GOVERNO PREFERE COLOCA-LOS NA FRENTE DOS INSCRITOS NO CODHAB,E NOS INSCRITOS FICAMOS SEMPRE NA ESPERA.SERÁ QUE ESSE GOVERNO VAI CONTINUAR NOS ESQUECENDO?

    ResponderExcluir
  2. POR QUE AS PESSOAS QUE TEM INSCRIÇÃO NO CODHAB NÃO SÃO LEMBRADOS?POR QUE AS COOPERATIVAS ESTÃO À FRENTE,POIS A CODHAB TEM OS CADASTROS DAS PESSOAS E FICA BEM MAIS FÁCIL PARA EVITAR FRAUDE.

    ResponderExcluir
  3. QUANDO OS INSCRITOS DO CODHAB VAI SER CONVOCADOS?

    ResponderExcluir
  4. moro a mais de vinte anos e ainda nao ganhei meu lote moro de aluguel

    ResponderExcluir
  5. MEU NOME SIDNEY MORO EM BRASILIA HA 39 ANOS ,TENHO INSCRIÇAO NA CODHAB ALGUNS ANOS POR ISSO VIM AQUI FAZER UMA RECLAMAÇAO ,ESPERO QUE ESSE GOVERNO NAO FASSA IQUAL AOS OUTROS PROMETE E NAO CUMPRE COM SEUS PLANOS DE GOVERNO ,TO ESPERANDO HA MUITO TEMPO ,TENHO TRES FILHO MENORES E MORO DE FAVOR NA CASA DOS MEUS TIOS E PAI .PEÇO PRO GOVERNO COLOCAR AS PESSOAS MAIS PROXIMO POSSIVEL DASUA CASA ONDE MORA EU ESTOU ESPERANDO MAIS PROXIMO DO GUARA OU SEJA RIACHO1 OU 2 PEÇO A COMPREENÇAO DO GOVERNO QUE NAO DEIXE ACOMTECER O QUE ACOMTECEU NO PASSADO AS PANELAS DENTRO DA CODHAB E SIM PARA QUEM MERECE ABRAÇOS AINDA TENHO ESPERANÇA.

    ResponderExcluir
  6. MEU NOME É DELMA DINIZ DE SOUSA.TENHO INSCRIÇÃO NO IDHAB HÁ MAIS DE 25 ANOS AINDA MORANDO NO QUINTAL DA MINHA SOGRA SOZINHA COM TRÊS FILHOS.MUITO QUE CHEGARAM AQUI EM BRASILIA DEPOIS DE MIM JA GANHARAM SUA CASA.MINHA ÚLTIMA ESPERANÇA É GANHAR AGORA NESSE GOVERNO. E EM NOME DE JESUS HEI DE GANHAR. ANTES ERA UM SONHO MEU ,HOJE,DIVIDO MEU SONHO COM MEUS FILHOS

    ResponderExcluir
  7. sou moradora de brasilia des de q nasci,sou mae de uma criança portadora de necesssidades especiais e moro de aluguel.oque mais me indigna nesses governos e q e sempre a mesma coisa.ps cooperativas e liberado casas rapidamente,como vemos na entrada do Riacho fundo 2,mas p quem precisa de verdade,que nao tem como pagar p uma cooperativa .tem q continuar sofrendo pagando aluguel!!!!!e assim q o governador ajuda quem precisa.ganho 622 reais por mes,e pago 500 de auguel.obrigado pela ajuda senhores governantes desse pais.

    ResponderExcluir
  8. sou moradora de brasilia des de q nasci,sou mae de uma criança portadora de necesssidades especiais e moro de aluguel.oque mais me indigna nesses governos e q e sempre a mesma coisa.ps cooperativas e liberado casas rapidamente,como vemos na entrada do Riacho fundo 2,mas p quem precisa de verdade,que nao tem como pagar p uma cooperativa .tem q continuar sofrendo pagando aluguel!!!!!e assim q o governador ajuda quem precisa.ganho 622 reais por mes,e pago 500 de auguel.obrigado pela ajuda senhores governantes desse pais.

    ResponderExcluir