Campanha 3 - Guarda Roupa -  468x60

quinta-feira, 3 de março de 2011

Jardins Mangueiral continua sob investigação

A questão fundiária no Distrito Federal tem um histórico de problemas que, muitas vezes, tornam-se casos de polícia. Com o Setor Jardins Mangueiral, próximo ao Jardim Botânico, não é diferente. Uma avalanche de denúncias sobre supostas irregularidades na Parceria Público-Privada está sendo investigada pela Polícia Civil. Entre elas o valor astronômico do empreendimento, que custou R$ 914 milhões.

Em 23 de março de 2009, o então governador do DF, José Roberto Arruda, assinou o contrato com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) e o Jardins Mangueiral Empreendimentos S.A. Investigações que correm em sigilo na Divisão Especial de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (Decap) envolvem suspeitas de tráfego de influência, pagamento de propina, além da desvirtuação do real projeto do Jardins Mangueiral.

Destinação indevida

Além dos crimes fundiários, uma nova suspeita recai sobre a destinação dos imóveis que ficam no Mangueiral. “Existem informações, que ainda não foram confirmadas, mas atingem pessoas ligadas aos governos passados. Também entram no suposto esquema algumas cooperativas que estariam querendo lucrar com essa desvirtuação do projeto do Mangueiral. Entraria nesta conta, ainda, o pagamento de grandes quantias para indivíduos que teriam como beneficiar determinadas pessoas com a destinação dos novos imóveis”, afirmou uma fonte policial ouvida pela reportagem do Jornal de Brasília. Boa parte das suspeitas ganharam corpo no decorrer de outras investigações relacionados a crimes fundiários.

Por meio de nota, o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, explicou que a nova gestão assumiu a pasta de Habitação com inúmeras irregularidades e denúncias. “É o período de arrumação da casa, de forma a garantir legalidade, lisura e transparência à nova política habitacional do governo”, afirmou o secretário.

Contatos:

CODHAB: faleconosco@codhab.df.gov.br
SEDHAB: ascom@sedhab.df.gov.br
GDF: falecom@df.gov.br, contato.secomdf@buriti.df.gov.br

Fonte: Jornal de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário